Vamos Ver Menos Foreclosures No Futuro Próximo

Quando os planos de tolerância, ou de forbearance das hipotecas foram anunciados pela primeira vez e a pandemia começou a atingir o país no início de 2020, muitos proprietários foram autorizados a interromper suas prestações de financiamento hipotecário. Alguns analistas temiam que, assim que o programa terminasse, o mercado imobiliário ia experimentar uma onda incrível de foreclosures, onde os bancos iam retomar as propriedades por falta de pagamento das prestações, como aconteceu após a bolha imobiliária há 15 anos atrás.

Veja aqui por que esse não é o caso hoje:

1. Desta Vez, Há Menos Proprietários Em Apuros

Após a última crise imobiliária, mais de nove milhões de famílias perderam suas casas devido à foreclosures, short sales, ou porque simplesmente tiveram que devolver a propriedade ao banco. Muitos acreditavam que milhões de proprietários enfrentariam o mesmo destino desta vez.

No entanto, os dados de hoje mostram que a maioria dos proprietários saiu de seu plano de tolerância totalmente em dia com suas prestações ou com um plano de devolução do empréstimo que o banco reestruturou de uma forma que lhes permitiu a recomeçar a fazer os pagamentos. Os dados mais recentes do Mortgage Bankers Association (MBA) analisa como as pessoas saíram do programa de tolerância de junho de 2020 a novembro de 2021.

Aqui vão as descobertas:

38,6% Saíram do Programa Completamente Quitados
  • 19,9% continuaram pagando suas prestações durante o período de tolerância
  • 11,8% reembolsou todos os pagamentos em atraso
  • 6,9% quitou o empréstimo na sua integra
  • 29,1% receberam um diferimento do empréstimo
  • 14,1% receberam uma modificação do empréstimo
  • 0,8% receberam um plano de pagamento diferente
44% Renegociaram Seus Planos de Empréstimo
0,6% Foram Vendidos em short sale ou Passaram a Escritura em Troca da Dívida
16,8% Deixaram o Programa Ainda Com Problemas e Sem um Plano de Mitigação

2. Aqueles que Permaneceram no Programa Ainda Podem Renegociar um Plano de Pagamento

Na última sexta-feira, o número total de hipotecas ainda em regime de tolerância era de 890.000. Aqueles que permanecem em tolerância ainda têm a chance de elaborar um plano adequado com a empresa de serviços que representa seu credor. E as empresas de serviços estão sob pressão para fazer exatamente isso por agências federais e estaduais.

Rick Sharga, vice-presidente executivo da RealtyTrac, disse em um recent tweet:

“O [Consumer Financial Protection Bureau] e os [procuradores-gerais] estaduais parecem estar adotando uma abordagem de "tolerância zero" para o serviço de hipotecas. Provavelmente isso limitará a atividade de #foreclosure por uma boa parte de 2022, enquanto os administradores exploram todas as outras opções de perdas [mitigação] possíveis.”

Para mais informações, leia o aviso emitido pelo procurador-geral do estado de Nova York.

3. A Maioria dos Donos Tem Mais do Que Capital Suficiente Para Vender Suas Propriedades

Para aqueles que não conseguiram renegociar uma solução e para os 16,8% que saíram do programa de tolerância sem um reajuste ou um programa novo, muitos tinham patrimônio suficiente para vender suas casas e sair da mesa de escritura com dinheiro suficiente no seus próprios bolsos em vez de enfrentar uma foreclosure e entregar suas casas ao banco.

Devido ao rápido aumento dos preços das casas nos últimos dois anos, o proprietário médio ganhou valores recordes de patrimônio líquido em sua casa. Como explica Frank Martell, Presidente e CEO da CoreLogic:

“Os ganhos patrimoniais não apenas ajudaram os proprietários de casas a fazer uma transição mais perfeita da tolerância e evitar uma venda difícil, mas também permitiram que muitos continuassem a construir sua riqueza familiar.”

4. Houveram Muito Menos Foreclosures Nos Últimos Dois Anos

Um dos benefícios raramente relatados no programa de Forbearance foi que ele permitiu que famílias em dificuldades financeiras antes da pandemia entrassem no programa. O programa deu a esses proprietários mais dois anos para colocar suas finanças em ordem e traçar um plano com o credor. Isso evitou mais de 400.000 execuções hipotecárias ou foreclosures, que normalmente teriam chegado ao mercado se o novo programa de tolerância não estivesse disponível. Aqui vai um gráfico mostrando em detalhes:

5. O Mercado Atual Pode Absorver Facilmente Mais de um Milhão de Novas Listagens

Quando as execuções hipotecárias chegaram ao mercado em 2008, aumentaram o excesso de oferta de casas que já estavam à venda. Isso resultou em um fornecimento de mais de nove meses de listagens, e qualquer coisa acima de um fornecimento de seis meses pode fazer com que os preços depreciem.

É exatamente o oposto hoje. O ultimo Existing Home Sales Report da National Association of Realtors (NAR) revela:

“O estoque total de moradias no final de novembro foi de 1,11 milhão de unidades, uma queda de 9,8% em relação a outubro e de 13,3% em relação ao ano anterior (1,28 milhão). O estoque não vendido ficou em 2,1 meses no ritmo de vendas atual, uma queda em relação ao mês anterior e em relação a um ano atrás.”

Um mercado equilibrado teria um estoque de aproximadamente seis meses. Com apenas estoque de 2,1 meses, o mercado está gravemente insuficiente. Mesmo que um milhão de residências entrem no mercado, ainda não haverá estoque suficiente para atender a demanda atual.

BOTTOM LINE

O fim do plano de Forbearance não causará transtorno nenhum no mercado imobiliário. Sharga coloca da melhor forma:

“O fato de que as Foreclosures começaram a diminuir, apesar de centenas de milhares de mutuários terem abandonado o programa de Forbearance, basesado na Lei CARES nos últimos meses, é bem encorajador. E isso significa que se alguém disser que ‘Forbearance significa Foreclosure’ é simplesmente incorreto...”

Lembre-se de que nós podemos obter financiamentos também e temos acesso a vários bancos que oferecem empréstimos residenciais, para estrangeiros, como investimento, convencional, e vários outros tipos.

Podemos ainda preparar a carta de Pre-Qualificação ou conseguir uma carta de Pre-Aprovação diretamente do banco pra você, facilitando assim na hora de fazer uma proposta de compra.

Quer saber mais?
VENHA CONVERSAR CONOSCO.
 
Temos opções maravilhosas pra você.
COMPRE & VENDA COM SEGURANÇA.
 
Ligue/Text  1 (954) 809-5318

[email protected]

Helena Grossberg NMLS# 2136951
Innovative Mortgage NMLS# 250769

So. Florida: Closed Sales, Average Prices, Inventory, and Time to Close:

NOVEMBER 2021:    Broward     |     Miami-Dade     |     Palm Beach     |     St. Lucie

Post a Comment