Parece, Mas Não é Como 2008
Durante a Grande Recessão, há pouco mais de uma década, os sistemas financeiros dos quais o mundo inteiro dependia começaram a entrou em colapso. Isso criou um pânico que levou grandes empresas à falência (ex. Lehman Brothers) e muitas outras à banca rota.
A crise financeira que acompanhou a atual pandemia causou dificuldades a certas indústrias e prejudicou muitas pequenas empresas. No entanto, não abalou a economia mundial. Parece que um ano depois, as coisas estão lentamente voltando ao normal para muitas empresas.
Por Que Existe Uma Diferença Drástica Entre 2008 e Agora?
Em uma postagem da RealtyTrac, eles explicam:
“Mudamos as regras. Dissemos aos bancos que eles precisavam de mais reservas e que não podiam mais autorizar hipotecas tóxicas. Acontece que a regulamentação - bem feita - agora nos ajudar a navegar em campos financeiros minados.”
Aqui vão os resultados dessa regulamentação, capturados em um gráfico que descreve o número de bancos falidos desde 2007.
O Que é Diferente Desta Vez?
A postagem mencionada acima explica:
“Em 2008, o governo viu o colapso de tantas foreclosures como um problema de cima para baixo e reservou US $ 700 bilhões para os bancos no âmbito de um programa chamado Troubled Asset Relief Program (TARP). Nem todos os US $ 700 bilhões foram usados, mas o ponto importante é que o governo não agiu com igual fervor para ajudar os proprietários das casas com dificuldades para pagar seus mortgages, milhões dos quais perderam suas casas devido a execuções hipotecárias (foreclosures) e short sales.
Desta vez, o governo agiu com força para ajudar os cidadãos comuns. Trabalhando de baixo para cima, estima-se que US $ 5,3 trilhões foram direto para o público em 2020 através de mecanismos como o programa de proteção ao pagamento, ou Paycheck Protection Program (PPP), ampliação dos benefícios de desemprego, incentivos fiscais e ajuda para governos locais. Até agora, este ano, temos o Plano de Resgate Americano de US $ 1,9 bilhão com milhões de cheques de US $ 1.400, bem como propostas para gastar mais trilhões em infraestrutura ... Os depósitos bancários aumentaram quase US $ 2 trilhões durante o ano passado e a dívida do cartão de crédito caiu.”
BOTTOM LINE
Muita gente sofreu economicamente no ano passado. No entanto, o peso da recessão atual não chegou nem perto do escopo da Grande Recessão de 2008, e não tem como resultar em uma crise imobiliária.
MARCH 2021: Broward | Miami-Dade | Palm Beach | St. Lucie
Post a Comment