Os Preços Das Propriedades Continuam Subindo... Ainda Vale Comprar Agora?

A variedade de casas disponíveis continua baixa no mercado. A Realtor.com acaba de informar que há 39% menos casas à venda hoje do que no ano passado. Ao mesmo tempo, a demanda de compradores continua forte. Em uma reportagem informativa recente, o analista de pesquisas Ivy Zelman explicou:

“Embora um vendaval de restrições tenha contribuído para haja apenas um pequeno crescimento no número de novos contratos pendentes ajustado sazonalmente de um ano pra outro, comparando os últimos dois meses consecutivos (ainda que estivessem crescendo fortemente), a força disso, sem dúvida nenhuma, continua sendo a grande demanda dos compradores.”

Sempre que há uma escassez na oferta de um item que está em alta demanda, o preço desse item aumenta. Isso é exatamente o que está acontecendo no mercado imobiliário agora. Como resultado, os valores das casas estão aumentando.

Esta é uma ótima notícia se você está planejando vender sua casa. Por outro lado, como comprador de primeira viagem, ou como comprador recorrente, isso pode parecer uma notícia preocupante. Os compradores, no entanto, devem entender que o preço de uma casa não é tão importante como quanto o seu custo mensal. É assim que funciona:

Existem vários fatores que influenciam o custo de uma casa. Dois dos principais são:

  1. O preço da propriedade
  2. A taxa de juros pela qual um comprador pode pedir empréstimo necessários para comprar a casa

Como Esses Fatores Afetam a Acessibilidade?

A National Association of Realtors (NAR) produz um índice de acessibilidade, o Housing Affordability Index que leva esses fatores em consideração e determina uma pontuação geral de acessibilidade para as propriedades. De acordo com o NAR, o índice:

“… Mede se uma família típica ganha ou não renda suficiente para se qualificar para um empréstimo financeiro em uma casa típica nos níveis nacional e regional com base nos dados de preços e renda mais recentes.”

Sua metodologia confirma:

“Para interpretar os índices, um valor de 100 significa que uma família com renda mediana tem renda exatamente suficiente para se qualificar para um financiamento de uma casa de preço mediano. Um índice acima de 100 significa que a família com renda mediana tem renda mais do que suficiente para se qualificar para um empréstimo hipotecário em uma casa de preço médio, dando uma entrada de 20%.”

Portanto, quanto maior o índice, mais acessível é a compra de uma casa. Aqui vai um gráfico do índice desde 1990:

A barra azul representa a acessibilidade atual. Podemos ver que as casas estão mais acessíveis agora do que em:

  • 1990 to 2008
  • 2017 to 2018

Comprar uma casa hoje é um pouco menos acessível do que no ano passado, mas ainda é muito acessível em comparação com as tendências históricas do mercado imobiliário.

Nota: Durante a crise imobiliária de 2009 a 2015, propriedades com dificuldades financeiras (foreclosures e short sales) dominaram o mercado. Essas propriedades foram vendidas com grandes descontos nunca antes vistos no mercado imobiliário.

Por Que as Casas Ainda Estão Acessíveis Hoje?

O fator número um que afeta a acessibilidade de compra de uma casa hoje são as taxas de juros dos bancos, que continuam em recorde baixo. Não há dúvida de que os preços estão subindo. No entanto, as taxas de hipotecas caíram drasticamente. Na semana passada, Freddie Mac anunciou que a taxa de juros média para uma hipoteca de taxa fixa de 30 anos era de 2,72%. Nessa época, no ano passado, a taxa média era de 3,68%.

Se você está pensando em comprar sua primeira casa ou mudar para uma casa que você sempre sonhou, é importante entender como a acessibilidade influencia o custo geral da sua casa. Com isso em mente, comprar enquanto as taxas de juros estão tão baixas como agora pode esticar o seu dinheiro ao longo da vida do seu empréstimo.

BOTTOM LINE

Agora, a viabilidade de compra de uma casa ainda é historicamente boa. No entanto, precisamos ficar de olho nos aumentos de preços em um futuro próximo. Como Mark Fleming, Economista-Chefe da First American, observou em um post recente:

“Uma valorização muito rápida do preço nominal da casa pode ser corroer, ou até eliminar a acessibilidade de compra, se as taxas de juros aumentarem, e principalmente se a renda familiar não acompanhar este crescimento.”

Quer saber mais?
VENHA CONVERSAR CONOSCO.
 
Temos opções maravilhosas pra você.
COMPRE & VENDA COM SEGURANÇA.
 
Ligue/Text  1 (954) 809-5318

[email protected]

So. Florida: Closed Sales, Average Prices, Inventory, and Time to Close:
SEPTEMBER 2020:    Broward     |     Miami-Dade     |     Palm Beach     |     St. Lucie

Post a Comment