Taxas de Juros – Será Que Permanecerão Baixas Ano Que Vem?
Em 2020, os compradores tiveram um grande impulso no mercado imobiliário, já que as taxas de juros caíram ao longo do ano. De acordo com Freddie Mac, as taxas atingiram as mínimas de todos os tempos 12 vezes este ano, caindo abaixo de 3% pela primeira vez, tornando a compra de uma casa cada vez mais atraente com o passar do ano (ver gráfico abaixo):
Ao ouvir constantemente como os juros estão tão baixos, você pode estar se perguntando: será que vão continuar abaixando? Será que devo esperar até que abaixem mais ainda?
O Desafio da Espera
O desafio da espera é que você pode facilmente perder essa janela de tempo ideal e acabar pagando mais no longo prazo. Na semana passada, as taxas de hipotecas subiram ligeiramente. Sam Khater, Economista-chefe da Freddie Mac, explica:
“Os juros de financiamento aumentaram esta semana como resultado de boas notícias sobre a vacina contra COVID-19. Apesar desse aumento, as taxas de juros permanecem cerca de um ponto percentual abaixo do que estavam há um ano atrás.”
Embora as taxas ainda estejam mais baixas do que há um ano atrás, à medida que a economia continua a se fortalecer e a pandemia diminui, há uma boa chance de estas taxas de juros subam novamente. Várias instituições importantes do setor imobiliário estão prevendo um aumento nos juros nos próximos quatro trimestres (veja o gráfico abaixo):
Se você está planejando esperar até o próximo ano ou até mais, Mike Fratantoni, Economista-Chefe da Mortgage Bankers Association (MBA), faz uma previsão de que as taxas de hipotecas começarão a aumentar continuamente:
Como comprador, você precisa decidir se faz sentido financeiramente esperar ou não.
BOTTOM LINE
Se você está planejando comprar uma casa e quer aproveitar os juros baixos de hoje, aproveite o momento pra fazer isso. Não presuma que eles ficarão assim para sempre.
Post a Comment