Será Que o Mercado Imobiliário Está Esfriando?

Se você tem acompanhado as notícias, com certeza deve ter visto as manchetes sobre as condições do mercado imobiliário atual, e provavelmente deve ter ficado com mais perguntas na cabeça do que com um entendimento do que está acontecendo. Acabou o boom? O mercado está caindo ou se corrigindo? Aqui vai um resumo do que você precisa saber.

O mercado imobiliário está em moderação em comparação com os últimos dois anos, mas o que todos precisam lembrar é que os últimos dois anos foram recordes em quase todos os aspectos. Taxas de juros de hipotecas recorde e a geração dos milenials atingindo o pico de anos de compra de propriedades levaram a um influxo na demanda dos compradores. Ao mesmo tempo, não haviam casas suficientes disponíveis para compra, graças aos muitos anos de pouca construção e vendedores que adiaram as suas listagens de casas devido à crise de saúde.

Essa combinação levou a uma demanda super alta e uma oferta super baixa, o que não é sustentável ao longo prazo. Os dados mais recentes mostram os primeiros sinais de uma mudança, voltando ao ritmo de mercado observado nos anos que antecederam a pandemia – o que não é nem uma queda nem uma correção. Como diz a realtor.com:

“O mercado imobiliário está no ponto de dar uma virada...  Estamos começando a ver sinais onde o mercado toma uma nova direção...”

Mostra de Propriedades Antes e Agora

O Índice de Visitas da ShowingTime rastreia o tráfego de visitas nas casas listadas no sistema de vendas do MLS (multiple listing sistem) de acordo com agentes e corretores. É uma boa indicação da demanda de compradores. Aqui vão estes dados desde 2019 (veja o gráfico abaixo):

Os números de 2019 fornecem uma boa linha de base da demanda pré-pandemia (mostrada em cinza). Como o gráfico indica, as mostras das casas dispararam durante a pandemia (mostradas em azul). E embora a demanda atual de compradores tenha começado a moderar levemente com base nos dados mais recentes (mostrados em verde), as mostras ainda estão acima dos níveis de 2019.

E como 2019 foi um ano tão forte para o mercado imobiliário, isso ajuda a mostrar que o mercado não está em colapso – está apenas em um ponto dar uma virada para níveis mais parecidos com os pré-pandêmicos.

Vendas de Casas Já Existentes Antes e Agora

As notícias também comentam sobre como as vendas de casas já existentes estão diminuindo, mas a perspectiva é importante. Aqui vai uma mostra das vendas de casas existentes desde 2019 usando dados da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, da National Association of Realtors (NAR) no gráfico abaixo:

Mais uma vez, uma história semelhante emerge. Os números da pandemia, mostrados em azul, superaram o ano mais típico de vendas de casas de 2019, mostrados em cinza. E de acordo com as últimas projeções para 2022, mostradas em verde, o mercado está a caminho de fechar este ano com mais vendas de casas do que 2019 também.

É importante comparar hoje não com os anos abnormais da pandemia, mas com um ano normal mais recente para mostrar que o mercado imobiliário atual ainda é forte. A First American ainda comenta assim:

“...o mercado imobiliário de hoje se parece muito com o mercado imobiliário de 2019, que foi o mercado imobiliário mais forte em de uma década na época.”

BOTTOM LINE

Se as recentes notícias estão gerando alguma preocupação sobre o mercado imobiliário, procure comparar este ano com um ano mais típico para ter uma perspectiva melhor. O mercado atual não está indo em direção a uma bolha estourando ou correção. Estamos apenas em um ponto prestes a dar uma virada para níveis pré-pandêmicos mais típicos. Venha conversar conosco para dar uma olhada no quadro geral, entender melhor o histórico imobiliário e entender o que os experts estão dizendo. Assim, se você ainda tiver qualquer dúvida, a gente possa esclarecer, e você possa comprar e vender com segurança.

Lembre-se de que nós podemos obter financiamentos também e temos acesso a vários bancos que oferecem empréstimos residenciais, para estrangeiros, como investimento, convencional, e vários outros tipos.

Podemos ainda preparar a carta de Pre-Qualificação ou conseguir uma carta de Pre-Aprovação diretamente do banco pra você, facilitando assim na hora de fazer uma proposta de compra.

Quer saber mais?
VENHA CONVERSAR CONOSCO.
 
Temos opções maravilhosas pra você.
COMPRE & VENDA COM SEGURANÇA.
 
Ligue/Text  1 (954) 809-5318

[email protected]

Helena Grossberg NMLS# 2136951
Innovative Mortgage NMLS# 250769

 

Apply for a loan - here
Authorize your credit - here
Download your freeBuyer's Guide and Seller's Guide

So. Florida: Closed Sales, Average Prices, Inventory, and Time to Close:

APRIL 2022:    Broward     |     Miami-Dade     |     Palm Beach     |     St. Lucie

Post a Comment