Razões Pelas Quais Não Veremos Uma Série de Foreclosures

Com os planos de tolerância ou forbearance chegando ao seu final,  muita gente está preocupada com que o mercado imobiliário experimente uma onda foreclosures semelhante ao que aconteceu após a bolha imobiliária há 15 anos atras. Aqui vão alguns motivos pelos quais isso não vai acontecer:

Existem Menos Proprietários Com Dificuldades Desta Vez

Após a última crise imobiliária, cerca de 9,3 milhões de famílias perderam suas casas em foreclosures, venda em short sales, ou simplesmente porque devolveram as propriedades ao banco por inabilidade de continuar pagando, ou por que o empréstimo era maior que o valor de mercado da propriedade.

Como os mandatos de ficar em casa emitidos no início do ano passado, o temor era de que a pandemia impactasse o setor imobiliário de forma semelhante. Muita gente achou que até 30% de todos os detentores de financiamentos entrariam no programa de forberance. Na verdade, apenas 8,5% realmente o fizeram, e esse número caiu para 2,2%.

Na última sexta-feira, o número total de hipotecas ainda em regime de tolerância ou forbearance ficou em 1.221.000. Isso é muito menos do que os 9,3 milhões de famílias que perderam suas casas há pouco mais de uma década.

A maioria dos financiamentos em forbearance tem saldo credor suficiente para vender suas casas

Devido ao rápido aumento dos preços das casas nos últimos dois anos, dos 1,22 milhões de proprietários atualmente no programa de forbearance, ou em estado de tolerância com os bancos, 93% têm pelo menos 10% de patrimônio líquido  em suas casas. Este patrimônio de 10% é importante porque permite que os proprietários vendam suas casas e paguem as despesas relacionadas com a venda, em vez de enfrentar o impacto que uma foreclosure ou uma venda de short sale criaria no seu crédito.

Os 7% restantes podem não ter a opção poder vender sem problemas, mas se todas estas casas (estes 7% does 1,22 milhão) entrassem em foreclosure, isso totalizaria cerca de 85.400 financiamentos em risco. Para dar contexto a esse número, aqui vão os números anuais de foreclosures nos últimos três anos antes da pandemia:

  • Em 2017: 314,220 foreclosures
  • Em 2018: 279,040 foreclosures
  • Em 2019: 277,520 foreclosures

O número provável de foreclosures provenientes do programa de forbearance está longe de ser o número de foreclosures que impactaram o crash habitacional de 15 anos atrás. Na verdade, é bem menos que um terço de qualquer um dos três anos anteriores à pandemia.

O mercado atual pode absorver as listagens que entrarem no mercado

Quando as foreclosures entraram no mercado em 2008, havia um excesso de oferta propriedades à venda. Hoje, ocorre exatamente o oposto. Em 2008, havia mais de nove meses de listagens no mercado. Hoje, esse número é inferior a um suprimento de três meses. Aqui vai um gráfico que mostra a diferença entre os dois mercados.

BOTTOM LINE

Os dados indicam por que Ivy Zelman, fundadora da principal empresa analítica do mercado imobiliário Zelman and Associates, foi precisa quando afirmou:

“A probabilidade de termos uma crise de foreclosures novamente é de cerca de zero por cento.”

Quer saber mais?
VENHA CONVERSAR CONOSCO.
 
Temos opções maravilhosas pra você.
COMPRE & VENDA COM SEGURANÇA.
 
Ligue/Text  1 (954) 809-5318

[email protected]

So. Florida: Closed Sales, Average Prices, Inventory, and Time to Close:

SEPTEMBER 2021:    Broward     |     Miami-Dade     |     Palm Beach     |     St. Lucie

Post a Comment