Qual a Expectativa Para o Mercado Imobiliário de Agora?
Agora que estamos entrando na primavera americana, muita gente quer saber o que podemos esperar do mercado imobiliário em termos de compra ou venda de uma propriedade.
Embora existam vários fatores que possam causar incertezas neste setor, incluindo o atual conflito no exterior, uma inflação crescente, e o primeiro aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve em mais de três anos - o mercado imobiliário parece estar relativamente imune à estes fatores.
Aqui vai uma análise do que os especialistas estão dizendo sobre o mercado de agora.
1. As Taxas de Juros das Hipoteca Vão Aumentar
Freddie Mac relata que a taxa de juros de financiamento de uma hipoteca fixa de 30 anos aumentou mais de um ponto nos últimos seis meses. E apesar uma pequena flutuação nas últimas semanas, os especialistas acreditam que as taxas continuarão a subir nos próximos 90 dias. Como diz o Freddie Mac:
“O fato do Federal Reserve elevar as taxas de curto prazo e dar sinais de novos aumentos significa que as taxas de juros de financiamento a longo prazo como hipotecas residenciais devem continuar subindo ao longo do ano também.”
Se você é um comprador de primeira viagem ou um vendedor que está pensando em se mudar para uma casa que melhor atenda às suas necessidades atuais, saiba que qualquer demora provavelmente significa que você pagará uma taxa de hipoteca mais alta na sua compra. E essa taxa mais alta vai aumentar sua prestação mensal e vai aumentar o valor total do seu empréstimo.
2. O Estoque de Propriedades Vai Aumentar
Pode ser que haja algum alívio para os compradores no mercado. Realtor.com informou recentemente que o número de casas recém-listadas aumentou em cada um dos últimos dois meses. Além disso, a Associação Nacional de Corretores de Imóveis, a National Association of Realtors (NAR) acaba de anunciar que a oferta de estoque calculada em termos de meses aumentou pela primeira vez em oito meses. O estoque de casas existentes geralmente cresce a cada primavera (no segundo trimestre de cada ano) e, com base na atividade recente, parece que os próximos 90 dias podem surgir mais listagens ao mercado.
Se você é um comprador que ficou frustrado com a oferta limitada de casas disponíveis à venda, agora finalmente vai ter um certo alívio. No entanto, esteja preparado para agir rapidamente se encontrar a casa certa.
Se você é um vendedor, listar agora, em vez de esperar que essa concorrência adicional entre no mercado, faz sentido. Sua alavancagem em qualquer negociação durante a venda será afetada à medida que novas casas entrem no mercado.
3. Os Preços Das Casas Vão Subir
Os preços são sempre determinados pela oferta e demanda. Embora o número de casas que entram no mercado esteja aumentando, a demanda do comprador continua sendo muito forte. Como a realtor.com explica no seu relatório Housing Report:
“Durante as duas últimas semanas do mês passado, novos vendedores entraram no mercado comparado com o mesmo período no ano passado. . . . No entanto, com 5,8 milhões de novas casas faltando no mercado e milhões de millenials na idade de comprar pela primeira vez, a oferta de moradias enfrenta um árduo caminho para acompanhar esta demanda.”
O que significa isso para você? Com a demanda por casas ainda superando a oferta, os preços das casas vão continuar aumentando. Muitos especialistas acreditam que o nível de apreciação vai desacelerar da casa de dois dígitos que vimos nos últimos dois anos. Isso significa que os preços continuarão subindo, mas em um ritmo mais moderado. A maioria dos especialistas está prevendo que o valor das casas vai desacelerar, mas não vai depreciar.
O Aumento Dos Juros Não Vai Diminuir Os Preços Das Casas?
Embora algumas pessoas acreditem que o aumento de 1% nas taxas de juros de hipoteca afeta a demanda de forma tão dramática que os preços das casas teriam que cair, mas os especialistas dizem que acontece justamente o contrário. Doug Duncan, vice-presidente sênior e economista-chefe da Fannie Mae, explica:
“Sugiro ter a cautela de não fazer uma inferência de que as taxas de juros têm um impacto direto nos preços das casas. Isso não é verdade.”
Freddie Mac estudou o impacto que o aumento de juros de financiamento residencial de pelo menos 1% teve sobre os preços das casas no passado. Aqui vão os resultados desse estudo:
Como mostra o gráfico, as taxas de juros de hipoteca aumentaram pelo menos 1% seis vezes nos últimos trinta anos. Em cada caso, os valores das casas aumentaram.
Então, novamente, se você é um comprador de primeira viagem ou um comprador recorrente, esperar para comprar provavelmente significa que você vai acabar pagando mais por uma casa no final deste ano (em comparação com seu valor atual).
BOTTOM LINE
Há três coisas que parecem certas no mercado imobiliário desta primavera:
- As taxas de juros de hipoteca vão continuar a subir
- A seleção de casas disponíveis à venda vai melhorar modestamente
- Os preços das casas vão continuar a se valorizar, mas em um ritmo um pouco mais lento
Se você está pensando em comprar, é melhor agir rápido antes que as taxas de juros e os preços das casas aumentem ainda mais. Se você está pensando em vender, a melhor coisa a fazer é vender logo ao invés de esperar a concorrência entrar no mercado também.
Lembre-se de que nós podemos obter financiamentos também e temos acesso a vários bancos que oferecem empréstimos residenciais, para estrangeiros, como investimento, convencional, e vários outros tipos.
Podemos ainda preparar a carta de Pre-Qualificação ou conseguir uma carta de Pre-Aprovação diretamente do banco pra você, facilitando assim na hora de fazer uma proposta de compra.
Post a Comment