Oferta Residencial Atual e o Seu Significado Para os Vendedores
Um dos assuntos mais debatidos hoje em real estate é a escassez de casas no mercado imobiliário. Em suma, há muito mais compradores potenciais do que casas disponíveis a venda. E como vendedor, você provavelmente já ouviu que a baixa oferta é uma ótima notícia. Isso significa que sua casa ficaria em destaque e provavelmente receberia mais ofertas. Mas conforme a vida começa a voltar ao normal, você pode estar se perguntando se isso pode mudar.
Embora possa ser tentador culpar a pandemia pela atual escassez de estoque, a pandemia não leva todo o crédito. Embora tenha feito alguns vendedores adiarem a postagem de suas casas no ano passado, a verdade é que o baixo suprimento de casas levou anos para se formar. Vamos dar uma olhada na causa original e o que o futuro reserva para descobrir por que agora ainda é um ótimo momento para vender sua propriedade.
De Onde Surgiu a Escassez?
Não é apenas a alta demanda dos compradores de hoje. Nossa baixa oferta de casas vai junto com o baixo número de casas recém construídas nas últimas décadas. De acordo com Sam Khater, vice-presidente e economista-chefe da Freddie Mac:
“O principal fator para o déficit habitacional tem sido o declínio ao longo prazo na construção de residências unifamiliares.”
Dados de um relatório recente da National Association of Realtors (NAR) contam a mesma história. A construção de casas novas está atrasada já faz algum tempo. Historicamente, os construtores concluíram uma média de 1,5 milhão de novas unidades habitacionais por ano. No entanto, desde a bolha imobiliária em 2008, o nível de construção de novas moradias caiu muito (ver gráfico abaixo):
O mesmo relatório do NAR detalha o impacto desse ritmo de construção abaixo da média:
“. . . a lacuna de construção nos EUA totalizou mais de 5,5 milhões de unidades habitacionais nos últimos 20 anos.”
“Olhando para o futuro, a fim de preencher uma lacuna de construção de aproximadamente 5,5 milhões de unidades habitacionais durante os próximos 10 anos, embora respondendo ao crescimento histórico, as novas construções precisariam acelerar a um ritmo que está bem acima da tendência atual, para mais de 2 milhões unidades habitacionais por ano.”
Isso significa que, se construirmos ainda mais casas novas do que o normal a cada ano, ainda levará uma década para fechar a lacuna de construção que contribui para o mix de oferta e demanda de hoje. Isso significa que o mercado de vendedores definitivos de hoje veio para ficar?
Já estamos começando a ver um aumento na construção de casas novas, o que é uma ótima notícia. Mas as casas recém-construídas podem não preencher a lacuna que estamos enfrentando agora por conta própria. No relatório State of the Nation’s Housing 2021 Report, o Joint Center for Housing Studies da Harvard University (JCHS) afirma:
“…Embora seja parte da solução à escassez de residências no país, construções novas não ajudam muito para aliviar as restrições de oferta a curto prazo. Para atender à forte demanda de hoje, muito mais residências unifamiliares já construídas tem que entrar no mercado.”
Os Primeiros Indicadores Mostram Que o Inventário de Residências já Construídas Está Entrando no Mercado
Quando olhamos para as casas existentes, os relatórios mais recentes indicam que a oferta está crescendo gradualmente mês a mês. Esse aumento nas casas já construídas à venda mostra que as coisas estão começando a mudar. Com base em dados recentes, Odeta Kushi, vice-economista-chefe da First American, disse:
“Parece que o estoque existente está começando a aumentar, o que é uma boa notícia para um mercado imobiliário árido por mais ofertas.”
Lawrence Yun, Economista-chefe da NAR, concorda com esse sentimento:
“Já que o estoque está começando a aumentar modestamente, mas ainda enfrentamos uma escassez de moradias, podemos dizer que está mudando de direção.”
Então, o que significa tudo isso para você? Mesmo que a vida tenha começado a voltar ao normal, não significa que você tenha perdido o melhor momento para vender sua propriedade. Não é tarde demais para tirar proveito do mercado de vendedores de hoje e usar o aumento do patrimônio líquido e os os juros baixos para fazer sua próxima mudança.
BOTTOM LINE
Ainda é um ótimo momento para vender. Embora a oferta de propriedades esteja começando a aumentar, ainda está perto de mínimos valores históricos. Venha conversar conosco hoje pra ver como você pode listar sua casa agora e aproveitar a falta de estoque para destacar a sua casa no mercado e obter as melhores condições de venda para você.
JUNE 2021: Broward | Miami-Dade | Palm Beach | St. Lucie
Post a Comment