Não Vamos Ver Muitas Foreclosures no Ano Que Vem. Veja Aqui o Porquê.

Com o mercado imobiliário tomando força a cada dia e mais americanos voltando ao trabalho, estamos vendo uma recuperação no setor mais rápido do que esperávamos. Mesmo assim, muita gente ainda está perguntando se vamos ver uma onda de foreclosures no horizonte, como resultado da pandemia.

Na verdade, muitas pesquisas estão sendo feitas a respeito, e o resultado é de que veremos muito menos foreclosures do que vimos na última recessão. Aqui vai o porquê:

Black Knight, Inc, um provedor líder de dados de registros públicos no campo imobiliário explicou que o numero de pessoas que pediram uma extensão ou moratória nas suas prestações, ou forberance, tem se estabilizado no mes passado (veja o grafico abaixo).

 
Eles também observaram que das 4.208.000 famílias que originalmente que receberam a forbearance, ou adiamento das suas prestações, apenas 2.588.000 desses proprietários conseguiram uma extensão. Muitos desses proprietários começaram a pagar suas hipotecas novamente, quitaram suas casas, ou nunca deixaram de pagar suas mensalidades. Eles podem ter feito o pedido de forbearance por medo ou precaução, mas nunca realmente usaram (veja gráfico abaixo):


Descobrimos que os proprietários e o mercado imobiliário em geral estão em uma posição muito melhor do que muitos imaginaram. Isso tem a ver com o fato de que os proprietários de hoje construíram mais patrimônio líquido ao longo dos anos do que a maioria das pessoas perceberam. De acordo com a John Burns Consulting, mais de 42% das casas hoje em dia estão quitadas, o que significa que não têm mais financiamentos. Dos 58% restantes, o proprietário médio tem $ 177.000 em patrimônio líquido. Esse valor mantém muitos proprietários à tona hoje, dando opções de evitar uma foreclosure.


Embora a ATTOM Data Solutions indique que existe um potencial de foreclures no horizonte, eles afirmam que o número total pode ser ao redor de 225.000 a 500.000 proprietários em todo o país, mas é importante entender por que não vai abalar o mercado imobiliário desta vez:

“Os Estados Unidos enfrenta um possível aumento de foreclosures nos próximos meses, e pode mais do que dobrar o número de famílias ameaçadas de despejo por não pagarem suas hipotecas.”


À primeira vista, esse número pode parecer enorme, mas na verdade é muito menor do que parece. O numero de foreclosures trimestrais hoje é de 74.860. Isso é mais de 7,5 vezes menor do que o número de foreclosures no ponto mais alto do crash de 2009.

Ao verificar o gráfico abaixo, é claro que mesmo que o número de foreclosures trimestrais hoje duplique, como a ATTOM Data Solutions sugere, é possibilidade (e não uma garantia), e estas foreclosures somente atingirão um patamar normal, muito abaixo do que o valor esteve há 10 anos atras.

 

A maioria dos proprietários acabaram ficando em suas casas por mais tempo, aumentando seu patrimônio líquido, os empregos estão voltando, e a economia está se recuperando lentamente, de modo que os bancos não vão ter a chance de tirar as casas de muitos proprietários. Odeta Kushi, Economista-Chefe Adjunta da First American, observa:

 
“As dificuldades econômicas e a falta de patrimônio líquido são necessárias, mas não são suficientes para desencadear uma foreclosure. Apenas quando as duas condições existem ao mesmo tempo é que uma execução hipotecária se torna um resultado possível.”


Embora tenhamos pena de qualquer pessoa que passe por uma foreclosure como resultado desta crise, sabemos que os proprietários de hoje têm muito mais opções do que há 10 anos. Para alguns, pode significar vender a casa para comprar uma menor e reduzir suas prestações, usando o patrimônio líquido como entrada, o que é um resultado bem melhor do que uma foreclosure.

BOTTOM LINE

Os proprietários hoje têm muitas opções para evitar uma foreclosure, e o patrimônio líquido amontoado no decorrer dos anos certamente vai ajudar a manter muitos nestes momentos difícies. Mesmo que a taxa de foreclosures dobre, ela ainda atingirá um patamar que está mais alinhado com uma faixa historicamente normalizada, o que é um bom sinal para proprietários, compradores, e o mercado imobiliário.

 

 

 

Quer saber mais?
VENHA CONVERSAR CONOSCO.

Temos opções maravilhosas pra você.
COMPRE & VENDA COM SEGURANÇA.

 

Ligue/Text 1 (954) 809-5318

[email protected]

 

 

 

Post a Comment