Como o Programa de Forbearance Mudou o Mercado Imobiliário

Quando a pandemia chegou em 2020, muitos especialistas acharam que o mercado imobiliário iria quebrar. Eles temiam que a perda de empregos e a incerteza econômica levassem a uma onda de foreclosures semelhantes ao que aconteceu quando a bolha imobiliária estourou há mais de uma década. Mas, ainda que bem que o programa de forbearance, ou também conhecido como programa de tolerância, chegou em tempo, para ajudar muitas famílias em risco de perder suas propriedades para os bancos, por que não tinham condições de continuar pagando suas hipotecas. Veja aqui como este programa funcionou:

A forbearance permitiu que quase cinco milhões de proprietários se recuperassem em uma época em que a segurança e a proteção de uma casa eram a coisa mais importantes do mundo. Os que mais precisaram do programa foram capazes de negociar com seus bancos e credores para ficar em suas casas em vez de entrar em uma execução hipotecária, ou foreclosure. Marina Walsh, vice-presidente de análise da indústria da Mortgage Bankers Association (MBA), observa:

“A maioria dos mutuários que estão saindo do programa de tolerância está mudando para um outro programa de modificação do empréstimo, adiamento das prestações não pagas, ou uma combinação das duas opções como solução.”

Como mostra o gráfico abaixo, com as opções de modificação, adiamento e treino em vigor, quatro em cada cinco proprietários em programa de tolerância são quitados na integra ou estão saindo com um plano de modificação. Assim, eles podem acabar ficando nass suas casas.

O Que Significa Isso Para o Mercado Imobiliário?

Como muita gente acabou podendo ficar em suas casas e podendo considerar alternativas de pagamentos nos seus financiamentos, não vai ter um monte de foreclosures chegando no mercado. E embora haja mais foreclosures hoje em dia desde que suspenderam a moratória proibindo qualquer foreclosures este ano, elas ainda estão longe dos níveis vistos durante a crise imobiliária.

Forbearance também não foi a única razão disto. Os padrões de empréstimo melhoraram significativamente desde o estouro da bolha imobiliária, e isso é mais uma razão que mantém as foreclosures baixas. Os mutuários de hoje em dia são muito mais qualificados para pagar suas prestações do que os que pediram empréstimo antes da crise.

A maioria dos proprietários que estão saindo do programa de tolerância já tem um novo plano de pagamento das prestações. Aqueles que ainda precisam fazer um novo plano, devido a dificuldades financeiras ou outros desafios, o nível recorde de patrimônio líquido de hoje está dando a eles a oportunidade de vender suas casas e evitar uma foreclosure. Os proprietários têm opções que simplesmente não tinham durante a crise imobiliária, quando muita gente devia mais em suas hipotecas do que suas casas valiam. Graças ao seu patrimônio líquido e consequente saldo credor nas suas casas, e à atual falta de casas no mercado, os proprietários podem vender suas casas, fazer uma mudança e não ter que passar pelo processo de foreclosure que levou ao colapso do mercado imobiliário em 2008.

Thomas LaSalvia, Economista-chefe da Moody's Analyticsafirma:

“Há algumas economias em excesso por aí, no valor de mais de 2 trilhões... Há pessoas que são proprietárias dessas casas agora, que mesmo em uma crise, provavelmente ainda poderão pagar suas hipoteca e não terão que simplesmente entregar as chaves ao banco. E não haverá muitas dessas vendas aflitas como aconteceram na crise de 2008.”

BOTTOM LINE

O programa de tolerância foi uma salvação para muitos proprietários necessitados. É uma das grandes razões pelas quais não veremos uma onda de foreclosures chegando ao mercado.

Lembre-se de que nós podemos obter financiamentos também e temos acesso a vários bancos que oferecem empréstimos residenciais, para estrangeiros, como investimento, convencional, e vários outros tipos.

Podemos ainda preparar a carta de Pre-Qualificação ou conseguir uma carta de Pre-Aprovação diretamente do banco pra você, facilitando assim na hora de fazer uma proposta de compra.

Quer saber mais?
VENHA CONVERSAR CONOSCO.
 
Temos opções maravilhosas pra você.
COMPRE & VENDA COM SEGURANÇA.
 
Ligue/Text  1 (954) 809-5318

[email protected]

Helena Grossberg NMLS# 2136951
Innovative Mortgage NMLS# 250769

Apply for a loan - here
Authorize your credit - here
Download your freeBuyer's Guide and Seller's Guide

So. Florida: Closed Sales, Average Prices, Inventory, and Time to Close:

JUNE 2022:    Broward     |     Miami-Dade     |     Palm Beach     |     St. Lucie

Post a Comment