Como Estoque Baixo de Propriedades Pode Afetar o Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário continua a ser chamado de "ponto brilhante" na economia atual, mas há uma coisa que pode impedir o mercado imobiliário de atingir todo o seu potencial neste ano: a falta de casas para venda.

Os compradores estão ativamente procurando e comprando casas, aproveitando os juros historicamente baixos de hoje, mas simplesmente não há casas suficientes à venda para atender a essa necessidade crescente. Sam Khater, Economista-chefe da Freddie Mac, explica:

“As taxas juros de financiamento para casas atingiram outro recorde de baixa devido a uma desaceleração da recuperação econômica no final do segundo trimestre ... Essas taxas baixas iniciaram uma atividade de demanda de compra robusta ... No entanto, indo para terceiro trimestre, será difícil sustentar este impulso no aumento das compras por causa da falta de propriedades disponíveis no mercado, criando restrições nas atividades de compra e venda.

De acordo com a National Association of Realtors (NAR), no momento, existe um estoque de casas no mercado de 3,1 meses se continuar no ritmo de vendas atual. Para ter um mercado equilibrado, onde há casas suficientes à venda para atender às demandas dos compradores, o mercado precisa de estoque para 6 meses. Hoje, não estamos nem perto de onde esse número precisa estar. Se a tendência continuar, será ainda mais difícil encontrar casas para comprar neste final de ano, e isso pode desacelerar um pouco. Danielle Hale, Economista-chefe da realtor.com, observa:

“A falta geral de crescimento sustentado de novos listings pode reduzir as vendas de imóveis residenciais, apesar do alto interesse dos compradores, porque novos listings são essenciais para as vendas de casas.”

O relatório semanal da realtor.com da Weekly Recovery Report  fica de olho no número de listagens que entram no mercado (casas disponíveis para venda) e o número total de listagens que permanecem no mercado em comparação com o ano anterior (veja o gráfico abaixo):

Os compradores estão claramente comprando casas mais rápido do que estão sendo colocadas à venda. O número de listagens totais (a linha laranja) continua diminuindo, mesmo com novas listagens (a linha azul) chegando ao mercado. Por quê? Javier Vivas, Diretor de Pesquisa Econômica da realtor.com, observa:

“O período pós-pandemia trouxe de volta ao mercado um número recorde de compradores de casas, mas também não conseguiu trazer de volta um número consistente de vendedores. As casas estão vendendo mais rápido, por um valor mais alto,  e as vendas ainda estão em uma tendência de crescimento, mas o estoque tem desaparecido muito rápido também, o que significa que mais compradores estão sendo eliminados na compra. Se não virmos melhorias na disponibilidade de casas nas próximas semanas, poderemos ver o número de transações começar a diminuir novamente, mesmo se o numero de compradores continue a crescer. ”

Isso significa que é um bom momento para vender?

Sim. Se você está pensando em vender sua casa, agora é um ótimo momento pra isso. Muitos compradores querem aproveitar as baixas taxas de juros. Os corretores de imóveis também estão relatando uma média de 3 ofertas por casa e estão vendo até mesmo um certo leilão na hora de fazer estas ofertas, o que significa que a demanda existe e a oportunidade de vender pelas condições mais favoráveis ​​está a seu favor como vendedor.


BOTTOM LINE

Se você está pensando em vender sua casa, este é o momento ideal para nós nos conectarmos e saber como você pode se beneficiar destas tendências no nosso mercado.

Quer saber mais?
VENHA CONVERSAR CONOSCO.
 
Temos opções maravilhosas pra você.
COMPRE & VENDA COM SEGURANÇA.
 
Ligue/Text 1 (954) 809-5318

[email protected]

 

 

Post a Comment